segunda-feira, 24 de junho de 2013

A minha viagem pela leitura e escrita II

                        

                                               A minha viagem pela leitura e escrita .
 Se me lembro...
Aos 40 anos atrás, quando eu tinha 6 anos de idade, entrei na escola, já sabendo ler e escrever.
A minha mãe me ensinava a escrever as vogais no papel pão (cor cinza), porque meu pai não tinha dinheiro para comprar um caderno e estava construindo a minha casa.
O tempo foi passando, eu participava de concursos de poesias, coral de música e até ajudava os meus colegas na sala de aula.
Na minha adolescência, eu lia várias obras consagradas da nossa literatura, tais como: Machado de Assis, José de Alencar, Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Clárice Lispector e Rubem Alves. E é como viajar a  vários lugares, conhecer pessoas de costumes, sotaques e modos de vidas diferentes encontradas na nossa sociedade.
Nessa época, eu era muito tímida e morria de vergonha de ler na classe e diante de meus colegas. Porém, eu treinava a leitura em casa, em voz alta, para os meus pais e assim consegui  superar a minha timidez.
 Nos meus 8 anos de idade, lia livros impressos, reescrevia as atividades novamente escritas à caneta no caderno e depois reli-as, para ter certeza de que as mesmas estavam escritas corretamente.
Antigamente, depois que meu pai conseguiu terminar de construir a minha casa, pode comprar os meus cadernos, com capas duras, encapados, sem rasuras e com letra legível.
E agora, consigo ler e escrever poesias, contos, fábulas e outros gêneros textuais com mais confiança e segurança.

E assim, entendi que devemos ler e compreender todas as leituras para o nosso aprendizado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário