Diretoria de Ensino
Norte 1
Escola Estadual
Parque Anhanguera
Língua Portuguesa
Professora Maíra
Bastos
Palavras-chave
do conteúdo
2) Notícia
3) Conto
4) Intertextualidade
Duração: 10 aulas
·
Leitura
e produção de textos de gêneros diferentes: Conto e Notícia;
·
Reconhecer
as características pertencentes aos gêneros textuais estudados;
·
Identificar a
finalidade de um texto, seu gênero e assunto principal.
·
Localizar itens de informação explicita
relativas à descrição de características de determinado contexto, época ou
personagem.
·
Estabelecer
relação entre textos de gêneros diferentes
·
Inferir o papel desempenhado pelas
personagens em uma narrativa literária.
·
Produzir
textos intertextuais que dialoguem com os textos lidos em sala de aula
A avaliação será somativa e formativa, o professor
deve acompanhar a cada etapa do processo o desenvolvimento dos alunos,
auxiliando-os a cada passo para que eles atinjam o objetivo esperado. A
produção final do conto e da notícia também serão avaliados, contudo a
avaliação deve considerar não só o produto final, mas a construção do texto ao
longo das aulas.
Quais materiais foram utilizados
para o desenvolvimento das atividades visando às competências leitora e
escritora? (sites, livros, documentos,
textos, vídeos, músicas, imagens e materiais digitais em geral etc.)
* Conto: “O Barril do Amotillado” – Edgar Allan Poe
* Conto: “Venha ver o pôr do sol” – Lygia Fagundes
Telles
Ano/série:
|
9º. Ano
|
Tempo Previsto
|
10
aulas
|
Conteúdo
|
Gêneros textuais, Conto,
Notícia, Intertextualidade.
|
Habilidades e competências
desenvolvidas
|
·
Identificar a finalidade de um texto, seu
gênero e assunto principal.
·
Localizar itens de informação explicita relativas à descrição de
características de determinado contexto, época ou personagem.
·
Estabelecer relação entre textos de gêneros
diferentes
·
Inferir o papel desempenhado pelas personagens em uma narrativa
literária.
·
Produzir textos intertextuais que dialoguem com os textos lidos em sala
de aula
|
Recursos
|
Cópia
impressa dos contos “O barril do Amotillado” e “Venha ver o por do sol”, data
show, internet, computador, jornais e revistas antigas.
* Conto:
“O Barril do Amotillado” – Edgar Allan Poe
*
Conto: “Venha ver o pôr do sol” – Lygia Fagundes Telles
|
Avaliação
|
A avaliação será somativa e
formativa, o professor deve acompanhar a cada etapa do processo o
desenvolvimento dos alunos, auxiliando-os a cada passo para que eles atinjam
o objetivo esperado. A produção final do conto e da notícia também serão
avaliados, contudo a avaliação deve considerar não só o produto final, mas a
construção do texto ao longo das aulas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário