terça-feira, 18 de junho de 2013


Diretoria de Ensino Norte 1

Escola Estadual Parque Anhanguera

Língua Portuguesa

Professora Maíra Bastos
Palavras-chave do conteúdo

 1) Gêneros textuais

2) Notícia

3) Conto

4) Intertextualidade

 Tipo de apresentação:

 Power Point

 Série : 9º. Ano

Duração: 10 aulas

 Quais os objetivos pretendidos com o desenvolvimento das atividades?

·         Leitura e produção de textos de gêneros diferentes: Conto e Notícia;

·         Reconhecer as características pertencentes aos gêneros textuais estudados;

·         Identificar a finalidade de um texto, seu gênero e assunto principal.

·         Localizar itens de informação explicita relativas à descrição de características de determinado contexto, época ou personagem.

·         Estabelecer relação entre textos de gêneros diferentes

·         Inferir o papel desempenhado pelas personagens em uma narrativa literária.

·         Produzir textos intertextuais que dialoguem com os textos lidos em sala de aula

 O que se espera que o aluno, professor e gestor tenham aprendido ao concluir as atividades propostas? (conteúdo)
Espera-se que o aluno perceba a diferença entre os textos estudados, percebendo as características especificas de cada gênero e seja capaz de produzir textos a partir dos textos estudados apropriando-se do conceito de conto, notícia e intertextualidade.

 De que maneira se pode perceber se os objetivos foram ou não alcançados? (avaliação)

A avaliação será somativa e formativa, o professor deve acompanhar a cada etapa do processo o desenvolvimento dos alunos, auxiliando-os a cada passo para que eles atinjam o objetivo esperado. A produção final do conto e da notícia também serão avaliados, contudo a avaliação deve considerar não só o produto final, mas a construção do texto ao longo das aulas.
Quais materiais foram utilizados para o desenvolvimento das atividades visando às competências leitora e escritora? (sites, livros, documentos, textos, vídeos, músicas, imagens e materiais digitais em geral etc.)

* Conto: “O Barril do Amotillado” – Edgar Allan Poe

* Conto: “Venha ver o pôr do sol” – Lygia Fagundes Telles

* http://www.youtube.com/watch?v=igISfKYbVHE – Vídeo “Venha ver o por do sol” – parte 1

* http://www.youtube.com/watch?v=kcK7_PM1VWw – Vídeo “Venha ver o por do sol” – parte 2 final

* http://www.youtube.com/watch?v=9abwD1UuKzE – Caso Eloá Pimentel – Primeiro Jornal da Band 16/02

* http://www.youtube.com/watch?v=7nEFL50NXQA – A mídia no caso Elóa Pimentel

* http://topicos.estadao.com.br/caso-eloa - tudo sobre caso Eloá, jornal Estadão.

 
Ano/série:
9º. Ano
Tempo Previsto
10 aulas
Conteúdo
Gêneros textuais, Conto, Notícia, Intertextualidade.
Habilidades e competências desenvolvidas
·         Identificar a finalidade de um texto, seu gênero e assunto principal.
·         Localizar itens de informação explicita relativas à descrição de características de determinado contexto, época ou personagem.
·         Estabelecer relação entre textos de gêneros diferentes
·         Inferir o papel desempenhado pelas personagens em uma narrativa literária.
·         Produzir textos intertextuais que dialoguem com os textos lidos em sala de aula
 
 
Recursos
Cópia impressa dos contos “O barril do Amotillado” e “Venha ver o por do sol”, data show, internet, computador, jornais e revistas antigas.
* Conto: “O Barril do Amotillado” – Edgar Allan Poe
* Conto: “Venha ver o pôr do sol” – Lygia Fagundes Telles
* http://www.youtube.com/watch?v=igISfKYbVHE – Vídeo “Venha ver o por do sol” – parte 1
* http://www.youtube.com/watch?v=kcK7_PM1VWw – Vídeo “Venha ver o por do sol” – parte 2 final
* http://www.youtube.com/watch?v=9abwD1UuKzE – Caso Eloá Pimentel – Primeiro Jornal da Band 16/02
* http://www.youtube.com/watch?v=7nEFL50NXQA – A mídia no caso Elóa Pimentel
* http://topicos.estadao.com.br/caso-eloa - tudo sobre caso Eloá, jornal Estadão.
 
Avaliação
A avaliação será somativa e formativa, o professor deve acompanhar a cada etapa do processo o desenvolvimento dos alunos, auxiliando-os a cada passo para que eles atinjam o objetivo esperado. A produção final do conto e da notícia também serão avaliados, contudo a avaliação deve considerar não só o produto final, mas a construção do texto ao longo das aulas.
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário