segunda-feira, 3 de junho de 2013

Encontre sua Humanidade na Literatura

Este relato foi apresentado no fórum "Leitura e Escrita" do curso a distância "Melhor Gestão, Melhor Ensino". O objetivo desta atividade é socializar as experiências vividas dos cursistas com o texto escrito.


As pessoas que me conhecem afirmam que sou muito esquecida, que não tenho memória, é a mais pura verdade, não me lembro de muitos fatos importantes que aconteceram na minha infância, um acontecimento envolvendo a leitura e a escrita é um desses momentos que se perderam no labirinto da minha mente.
Mas a leitura sempre foi um grande prazer pra mim, achei lindíssimo um trecho da Marilena Chauí, ela diz: "Ler é suspender a passagem do tempo: para o leitor, os escritores passados se tornam presentes, os escritores presentes dialogam com o passado e anunciam o futuro." É assim que me sinto quando estou lendo um livro. Gosto das histórias envolventes que me fazem esquecer do tempo, que me emocionam, que mexam com meu imaginário.
Recentemente terminei uma série chamada "A Maldição do Tigre" de Colleen Houck, não é considerado literatura, alguns críticos classificam como literatura popular, no entanto não me prendo em categorias para ler um livro. Foi uma leitura fascinante, empolgante, aprendi um pouco sobre a mitologia, cultura e sociedade indiana. Quando terminei o último livro, além de chorar, me senti órfã, senti como se estivessem arrancado uma parte de mim. A trajetória daqueles personagens fizeram parte da minha vida durante a leitura das suas aventuras, de suas paixões, de suas perdas.
Como diz o nosso mestre Antonio Candido, "A literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos para a natureza, a sociedade, o semelhante." É essa sensação maravilhosa, prazerosa, humana que eu sonho em despertar nos meus alunos, gostaria muito que eles pudessem conhecer mundos nunca antes navegados, culturas que causam confusão, estranheza, povos tão distantes mas que ensinam tanto...
Já estou me preparando para a próxima despedida quando terminar o volume cinco da série "As crônicas do fogo e do gelo" de George R. R. Martin, vai ser duro dar  adeus, o que me alegra é que ainda tenho infinitas histórias para ler e aumentar minha quota de humanidade.

Tatiana C. Ferreira
Cursista do "Melhor Gestão, Melhor Ensino"
Professora de Língua Portuguesa formada em Licenciatura Plena em Letras pelo Centro Universitário São Camilo
Pós-Graduada em Língua Portuguesa pela Unicamp

Nenhum comentário:

Postar um comentário