segunda-feira, 24 de junho de 2013

Situação de aprendizagem
Conto : Pausa
Autor Moacyr Scliar
6º Série  7º Ano

Número de aulas : 12 aulas

Conteúdos : Estudo do gênero textual crônica; elementos da narrativa; leitura de crônicas diferenciadas, produção de narrativas coletiva (crônica); estudo dos aspectos linguísticos; preenchimento de ficha organizativa .

Competência e habilidades : Inferir o sentido principal do texto, no sentido global; Reconhecer o gênero do texto em estudo; Interpretar o sentido do texto; Localizar itens de informações explicita e implícitas; identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que compõem a narrativa .

Recursos : Cópia impressa do conto : Pausa : De Moacyr Scliar, data show internet, vídeo, Rádio e computador .

 Metodologia :
1º Passo : Apresentação do texto : O Professor lerá o texto .

Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para o banheiro, fez a barba e lavou-se. Vestiu-­se rapidamente e sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu, bocejando:
—Vais sair de novo, Samuel?
Fez que sim com a cabeça. Embora jovem, tinha a fronte calva; mas as sobrancelhas eram espessas, a barba, embora recém-feita, deixava ainda no rosto uma sombra azulada. O conjunto era uma máscara escura.
— Todos os domingos tu sais cedo — observou a mulher com azedume na voz.
— Temos muito trabalho no escritório — disse o marido, secamente.Ela olhou os sanduíches:
—Por que não vens almoçar?
— Já te disse: muito trabalho. Não há tempo. Levo um lanche.
A mulher coçava a axila esquerda. Antes que voltasse à carga, Samuel pegou o chapéu:
—Volto de noite.
—Volto de noite.
—Ah! Seu Isidoro! Chegou mais cedo hoje. Friozinho bom este, não é?Agente...
—Estou compressa, seu Raul!—atalhou Samuel.
— Está bem, não vou atrapalhar. O de sempre. — Estendeu a chave. Samuel subiu quatro lances de uma escada vacilante.Ao chegar ao último andar, duas mulheres gordas, de chambre floreado,olharam­no com curiosidade:
—Aqui,meu bem!
—uma gritou, e riu: um cacarejo curto.
Ofegante, Samuel entrou no quarto e fechou a porta à chave.Era um aposento pequeno: uma cama de casal, um guarda­roupa de pinho; a um canto, uma bacia cheia d'água, sobre um tripé. Samuel
correu as cortinas esfarrapadas, tirou do bolso um despertador de viagem,deu corda e colocou-­o na-mesinha de cabeceira. Puxou a colcha e examinou os lençóis com o cenho franzido; com um suspiro,tirou o casaco e os sapatos,afrouxou a gravata. Sentado na cama, comeu vorazmente quatro sanduíches. Limpou os dedos no papel de embrulho,deitou­-se e fechou os olhos.Dormir.
Em pouco,dormia. Lá embaixo,acidade: os automóveis buzinando,os jornaleiros gritando,os sons longínquos.
Um raio de sol filtrou­-se pela cortina, estampou um círculo luminoso no chão carcomido.
Samuel dormia;sonhava. Nu, corria por uma planície imensa, perseguido por índio montado a cavalo. No quarto abafado ressoava o galope. No planalto da testa, nas colinas do ventre, no vale entre as pernas, corriam. Samuel mexia-­se e resmungava. Às duas e meia da tarde sentiu uma dor lancinante nas costas. Sentou­-se na cama, os olhos esbugalhados: o índio acabava de trespassá-­lo com a lança. Esvaindo-­se em sangue, molhado de suor, Samuel tombou lentamente; ouviu o apito soturno de um vapor.Depois,silêncio.
Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama,correu para a bacia,lavou-­se.Vestiu-­se rapidamente e saiu. Sentado numa poltrona,o gerente lia uma revista.
—Já vai,seu Isidoro?
— Já — disse Samuel, entregando a chave. Pagou, conferiu o troco em silêncio.
—Até domingo que vem,seu Isidoro—disse o gerente.
—Não sei se virei—respondeu Samuel, olhando pela porta; a noite caía.
— O senhor diz isto, mas volta sempre — observou o homem, rindo. Samuel saiu.
Ao longo do cais, guiava lentamente. Parou, um instante, ficou olhando os guindastes recortados contra o céu avermelhado. Depois, seguiu. Para casa."
2º Passo : Levantar hipóteses através da interpretação oral através da sugestão para as questões respondidas pelo alunos :
Qual é o foco  narrativo ?
Quais são os principais personagens ?
Onde se passa a história ?
Quando ocorrem os fatos ?
Como ocorrem os fatos ?
Quanto tempo se passa a história ?
De que trata a história ?

3º Passo : Durante a leitura roda de conversa : Professor fará as seguintes perguntas : 
1)Qual é o significado da palavra pausa ?
2)Vocês conhece esse conto ?
3)Vocês já leram algum conto ? Por exemplo conto de fadas ?
4)Vocês se identificam com os personagens ?
5)Vocês consideram que o título está adequado ?
6)Vocês já utilizaram a palavra pausa em suas vidas ?
7)O que vocês fazem quando se sentem agitados ?
8)Como vocês se sentem quando estão estremamente agitados ?
9)Vocês seguem a mesma rotina nos Domingos ?
10)Quais são os tipos de pausa  ?
11)Vocês gostaram da história ?










4º Passo : Sugestão da produção textual individual
Releia o texto e construa um artigo de opinião sobre o seguinte tema : ‘A vida necessita de Pausa'’.
Organize o seu texto da seguinte forma :
Parágrafo de introdução .
Parágrafo de desenvolvimento .
Parágrafo de conclusão .

5º Passo : Sugestão da produção textual : Duplas de alunos .
Escreva uma sinopse do filme : Click incluindo o seu enredo .









Faça uma comparação do filme com o texto Pausa de Moacyr Scliar .

6º Passo : Sugestões de temas :
A Pausa na vida dos Adolescentes .

7º Passo : Sugestões de pesquisa :
Letras de músicas que tenham o mesmo tema .
Observe o trecho abaixo :
Marisa monte: Para ver as meninas
 ‘’Hoje eu quero apenas 
Uma pausa de mil compassos 
Para ver as meninas 
E nada mais nos braços’’ .

 8º Passo : Sugestão de Avaliação Ficha de leitura .
Título do texto
Nome do Autor
Gênero textual
Características do gênero textual
Elementos da narrativa
Personagens principais
Características físicas e Psicológicas dos personagens
Tempo na narração
Narrador observador ou personagem .

9º Passo : Sugestão de avaliação de produção textual .
Releitura do texto
Construção de um artigo de opnião
Organização do texto
Sinopse do filme
Comparação do filme com o texto .

10º Passo: Critérios de avaliação
 Ficha de leitura : 2,0
Interpretação textual : 2,0
Produção textual individual : 1,0
Produção textual em dupla : 1,0
Participação da roda de conversa : 1,0
Leitura compartilhada : 2,0
Pesquisa: 1,0
‘’ Na escola, ler e escrever falar e ouvir não são atividades na disciplina  de Língua Portuguesa, já que todo professor é um mediador de linguagem ...’’
                                                         Alfredina Nery 
                                                                                                   Autora: Fátima Bordinhão .

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