quinta-feira, 6 de junho de 2013

O que leio e escrevo refletem o que eu sou

Depoimento de leitura escrita, atividade do curso "Melhor gestão, Melhor ensino", para socializar experiências.

O que eu leio e escrevo refletem o que eu sou.
 
Comecei a ler muito cedo, aos 5 anos lia tudo que via: folheto de mercado, papéis deixados ao alcance de minhas mãos, o que eu encontrasse. Nessa época, meu pai comprou uma coleção das fábulas de Esopo, li todos, devorei um a um com prazer. Quando terminei a leitura pedi ao meu pai que me comprasse um livro de contos de fadas, mas ele nunca o fez; dizia que essas histórias não eram para meninas como eu, era para mocinhas dependentes e inseguras. Não li Branca de Neve, Cinderela nem Rapunzel no sofá da minha casa; fui conhecê-los na escola, e mesmo me encantado com as narrativas sempre guardei as palavras do meu pai. Aos sete anos li A moreninha, Helena, Iracema, e todos os livros de literatura que tinha na estante, só clássicos da literatura brasileira. Aos oito, cansada de me ouvir pedindo algo para ler, minha mãe me entregou a lista telefônica, li quase um volume inteiro antes de conhecer a biblioteca da escola. Daí por diante não parei mais, li Marcos Rei, Agatha Christie, Sidney Sheldon, Machado de Assis, Jorge Amado, Luis Fernando Verissimo, Rubem Braga, Tolstói ...

Embora eu tenha aprendido a ler e a escrever na mesma época, a leitura sempre motivou a minha escrita, no início gostava de escrever personagens sem inseri-los em nenhuma história. Criava monstros e personagens fantásticos. Depois passei a escrever pequenas história com personagens reais do meu cotidiano: os peixinhos do meu aquário, o gato da vizinha, os cãezinhos perdidos na rua... Até os dez anos escrevia histórias para contar aos primos menores, aos amigos ou a mim mesma. Depois disso, conheci Vinicius de Moraes e Cecília Meireles, passei a escrever poesia. Tudo era tema para um poema, desde uma folha caindo no inverno à morte de alguém querido; escrever era um hobby tão delicioso quanto ler.

Talvez por isso tenha escolhido fazer Letras, por achar que estaria mais perto do mundo mágico da leitura e da escrita.
 

Maíra Bastos dos Santos
Cursista "Melhor gestão, Melhor ensino"
Graduada em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie
Pos Graduada em Língua Portuguesa pela Unicamp
Pedagoga pela UNESP/UNIVESP
Mãe de dois filhos, professora de inglês e português na rede pública estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário