Esta atividade é o resultado final das revisões das situações de aprendizagens realizadas durante os Encontros Presenciais do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino.
SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
O BEIJO - EMOÇÕES E REFLEXÕES
Ano/série: 9º. Ano/8ª Série
Tempo Previsto: 10 aulas
Conteúdo
Gêneros textuais: conto e crônica, interpretação textual e Intertextualidade
Habilidades e competências desenvolvidas
- Identificar a finalidade de um texto, seu gênero e assunto principal.
- Localizar itens de informação explicita relativas à descrição de características de determinado contexto, época ou personagem.
- Estabelecer relação entre textos de gêneros diferentes
- Inferir o papel desempenhado pelas personagens em uma narrativa literária.
- Produzir textos intertextuais que dialoguem com os textos lidos em sala de aula
Metodologia
1ª. aula: Exibir a imagem "O Beijo" em data show e a música da Marisa Monte "Beija Eu". Esperar 10 minutos para que os alunos anotem no caderno uma reflexão da imagem que eles fizeram individualmente e a relação que eles fizeram com a música. Roda de conversa para apresentar o tema e as discussões que serão realizadas em sala de aula com base nos textos.
2ª. aula: Iniciar a aula com a leitura das sensações que os alunos tiveram da imagem e da música exibidas na aula anterior. Leitura silenciosa e compartilhada do texto “Meu primeiro beijo” – Antônio Barreto. Roda de conversa oral sobre as impressões da crônica.
3ª. aula: Retomar o gênero crônica, características, contexto em que surgiu, finalidade. Levantar as informações através do texto. Checar o gênero através das questões de Interpretação textual.
4ª. aula: Pedir aos alunos que relembrem outras músicas ou filmes ou imagens que retomem o mesmo tema.
5ª Aula: Apresentar aos alunos o Conto “O primeiro beijo” - Clarice Lispector. Roda de conversa sobre o texto. Interpretação oral.
6ª. aula: Ficha comparativa entre os dois textos, na expectativa que os alunos percebam semelhanças e diferenças. Compartilhamento das fichas
7ª. aula: Em Power Point mostrar a simbologia do beijo, o significado da palavra "beijo", mostrar os beijos clássicos do cinema que ficaram na história. Explanação dos slides.
Debate Oral: "Ficar ou Namorar"? - discutir a futilidade dos relacionamentos, o fim do encantamento, da arte de cortejar. Pesquisa em família: Perguntar ao membro mais velho da família (relato) como era o namoro na época dele, quando acontecia o primeiro beijo.
8ª. aula: Produção escrita de um conto ou crônica narrando o primeiro beijo do próprio aluno ou de um familiar.
9ª. aula: Possibilitar aos alunos a leitura em voz alta de suas produções, incentivando-os, sem obrigá-lo a isso, o aluno que se sentir a vontade apresenta seu texto. Corrigir e solicitar que seja feitas as alterações necessárias.
10ª. aula: Aula: Fazer uma auto-avaliação sobre o que aprendeu com as aulas. Montar um painel com os relatos próprios ou de familiares.. Para finalizar, pedir aos alunos que façam marcas com batom para decorar o painel, todos podem participar meninos e meninas, cada um deve trazer seu batom.
Recursos
- Cópia impressa da crônica “Meu primeiro beijo” e do conto: “O primeiro beijo”, data show, internet, rádio, computador, jornais e revistas antigas.
- Crônica: “Meu primeiro beijo” – Antônio Barreto
Clique no link para ler a crônica de Antônio Barreto:
- Conto: “O primeiro beijo” – Clarice Lispector
Clique no link para ler o conto de Clarice Lispectot:
- Música "Beija Eu" - Marisa Monte
- Foto: "O Beijo" de Alfred Eisenstaedt
Avaliação
Somativa e Formativa, o professor deve acompanhar a cada etapa do processo o desenvolvimento dos alunos, auxiliando-os a cada passo para que eles atinjam o objetivo esperado. A produção final (o conto ou a crônica) também serão avaliados, contudo a avaliação deve considerar não só o produto final, mas a construção do texto ao longo das aulas.
OFICINA DE LEITURA
Para início de Conversa
1. Observem atentamente a imagem exibida a seguir.
Ela foi tirada pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt. É uma famosa fotografia que retrata um marinheiro norte-americano beijando uma jovem mulher em um vestido branco na Times Square em 14 de agosto de 1945.
2. Agora, observem a imagem e escutem a música da Maris Monte "Beija Eu". Escreva no caderno as sensações que você teve olhando e a imagem e escutado a música.
RODA DE CONVERSA
- Vocês já deram o primeiro beijo?
- Como foi a sensação?
- Gostaram ou não? Por quê?
- Quem gostaria de contar como aconteceu seu primeiro beijo? (para motivar o professor pode contar como foi o primeiro beijo dele)
- Vocês eram apaixonados pela pessoa que deram o primeiro beijo?
- Qual é a importância em estar ou não apaixonado para dar o primeiro beio? Tem diferença ou não?
- Você acha que o beijo hoje em dia tem o mesmo valor ou importância do beijo na época dos seus avôs? Por quê?
"MEU PRIMEIRO BEIJO" - ANTÔNIO BARRETO
ATIVIDADES
Leitura silenciosa e compartilhada do texto "Meu Primeiro Beijo" de Antônio Barreto.
Roda de Conversa
- O texto tem o mesmo tema da imagem e da música apresentadas na última aula? Qual é o tema?
- Qual é a situação Inicial apresentada no texto?
- Quem é o narrador da história?
- A história é comum, ela pode acontecer com qualquer um de nós?
- Como é a personagem principal?
- Ela queria dar o primeiro beijo no "Cultura Inútil"? Por quê
- Ela gostava do garoto por quem foi beijada pela primeira vez?
- Ela gostou do beijo?
- O final te surpreendeu ou não? Quals seria seu final perfeito para a história?
- Escreva no caderno o que você achou de mais interessante nesta atividade.
INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
Com base nas explicações do professor sobre o Gênero Textual Crônica, em duplas, respondam as questões a seguir sobre o texto "Meu Primeiro Beijo". Façam a releitura do texto.
1) A crônica é um texto curto, fala de acontecimentos comuns, que podem acontecer com qualquer um de nós. O texto "Meu Primeiro Beijo", pode ser considerado uma crônica? Justifique.
2) Como é o personagem principal da crônica, ele é comum? Você de alguma forma se identificou com ele?
3) Qual foi o climax da história, ou seja, em qual momento o leitor se sentiu mais envolvido na história?
4) Como o narrador se sentiu após seu primeiro beijo: feliz, assustado, corajoso? Explique sua opinião e copie um trecho do texto para justificar sua resposta.
5) O desfecho te agradou ou você esperava mais? Justifique.
6) Como você terminaria o texto "Meu Primeiro Beijo"?
PESQUISA
- Quais as músicas e/ou filmes vocês pesquisaram que tenham o mesmo tema do texto "Meu Primeiro Beijo?
- Se identificam com os textos que vocês escolheram? Por quê?
"O PRIMEIRO BEIJO" - CLARICE LISPECTOR
ATIVIDADES.
1. Leitura silenciosa e compartilhada do texto.
RODA DE CONVERSA
- Qual é a situação inicial apresentada no texto? Escreva-a com suas palavras.
- Com quem o narrador teve seu primeiro beijo? Como vocês decobriram isso? Encontre e leia a parte do texto dá essa informação?
- Como ele se sentiu com o primeiro beijo? Quai foram as emoções do narrador?
- Por que vocês acham que depois do primeiro beijo o narrador se tornara um homem?
- Qual é a diferença do primeiro beijo do texto de Antônio Barreto com o da Clarice Lispector? O beijo teve a mesma emoção? Por quê?
- O que os textos tem em comum?
- Façam um relato no caderno com as informações que você mais interessante e que foram discutidas na Roda de Conversa. Depois, quem quiser pode ler para a turma
- (Outras questões podem surgir com as ideias expressas pelos alunos)
2. Respondam em duplas as Fichas de Leitura a seguir com base nos dois textos trabalhados em sala de aula "Meu primeiro beijo" de Antônio Barreto e "O Primeiro Beijo" de Clarice Lispector. Facam um ficha para cada texto.
FICHA DE LEITURA
Informações Gerais
Título do Texto:
Nome do autor:
Gênero Textual:
Características do Gêneo Textual:
Elementos da Narrativa
Personagens Principais/
Características Físicas e Psicológicas
Tempo da Narração:
Espaço da Narração:
Narrador Observador ou Personagem? Justifique.
Trecho mais marcante:
DEBATE ORAL
TEMA: "FICAR OU NAMORAR"
Sugestões para o debate entre os alunos mediadores de cada grupo.
- Por que é melhor Ficar?
- Elenque os pontos positivos.
- Por que é melhor Namorar?
- Elenque os pontos positivos.
- O que os jovens preferem: namorar ou ficar?
- Quanto à disputa de quem beija mais numa balada. Está postura é natural hoje em dia? Por quê?
PESQUISA/RODA DE CONVERSA
Troque com um colega o relato que você trouxe do menbro mais velho da sua família sobre como era o namoro de antigamente.
Os relatos são parecidos?
O que você achou do namoro de antigamente?´Era muito diferente?
PRODUÇÃO TEXTUAL
Agora é a sua vez de criar uma crônica, lembre-se que seu texto deve:
- Ser Curto;
- Retratar um fato cotidiano;
- Apresentar uma situação Inicial;
- De preferência apresentar um climax;
- Ter Personagem, Tempo e Espaço (com descrições);
- Ter um Narrador observador ou personagem (escolha individual)
- Ter um Desfecho.
Não se esqueça do título
Faça um rascunho, peça ao professor para fazer uma primeira leitura e fazer as orientações necessárias.
Passe sua crônica a limpo. Utilize caneta aul ou preta.
Sugestões de Temas:
O primeiro dia na escola
Viagem dos sonhos
O que eu queria ser quando crescer
Autoavaliação da Produção Textual
1)- Fiz uma narração curta?
2)- Descrevi fatos da vida cotidiana?
3)- Possui personagens comuns?
4)- Segue um tempo cronológico determinado?
5)- Uso a oralidade na escrita e do coloquialismo na fala das personagens?
6)- Uso linguagem simples?
7)- A ideia central está clara?
8)- Houve releitura para encontrar possíveis erros?
9)- Nota-se sequência lógica dos fatos?
10)- O título está em conformidade com a crônica?
AVALIAÇÃO
Lembrem-se dos critérios de avaliação
Ficha de Leitura: 2,0
Atividades de Interpretação: 2,0
Produção Textual: 2,0
Participação da Roda de Conversa: 2,0
Leitura Compartilhada: 2,0
Cursistas Autoras
Elisa da Mata Sobreira Felix Padilha
Fatima Bordinhão
Maíra Bastos dos Santos
Tatiana Cardoso Ferreira
Está impecável!
ResponderExcluirParabéns, pela excelente construção! Abçs.
ResponderExcluirEssa construção está ótima.detalhes perfeitos, através dessa situação é possível aplicarmos em sala de aula e junto com as novas tecnologias modernas. Parabéns.
ResponderExcluir