terça-feira, 18 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM PARA AVALIAÇÃO

Esta atividade é o resultado final das revisões das situações de aprendizagens realizadas durante os Encontros Presenciais do curso Melhor Gestão, Melhor Ensino.

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
O BEIJO - EMOÇÕES E REFLEXÕES

Ano/série: 9º. Ano/8ª Série
Tempo Previsto: 10 aulas

Conteúdo
 Gêneros textuais: conto e crônica, interpretação textual e Intertextualidade

Habilidades e competências desenvolvidas

  • Identificar a finalidade de um texto, seu gênero e assunto principal. 
  • Localizar itens de informação explicita relativas à descrição de características de determinado contexto, época ou personagem.
  • Estabelecer relação entre textos de gêneros diferentes
  • Inferir o papel desempenhado pelas personagens em uma narrativa literária.
  • Produzir textos intertextuais que dialoguem com os textos lidos em sala de aula



Metodologia
1ª. aula: Exibir a imagem "O Beijo" em data show e a música da Marisa Monte "Beija Eu". Esperar 10 minutos para que os alunos anotem no caderno uma reflexão da imagem que eles fizeram individualmente e a relação que eles fizeram com a música. Roda de conversa para apresentar o tema e as discussões que serão realizadas em sala de aula com base nos textos.
2ª. aula: Iniciar a aula com a leitura das sensações que os alunos tiveram da imagem e da música exibidas na aula anterior. Leitura silenciosa e compartilhada do texto “Meu primeiro beijo” – Antônio Barreto. Roda de conversa oral sobre as impressões da crônica.
3ª. aula: Retomar o gênero crônica, características, contexto em que surgiu, finalidade. Levantar as informações através do texto. Checar o gênero através das questões de Interpretação textual.
4ª. aula: Pedir aos alunos que relembrem outras músicas ou filmes ou imagens que retomem o mesmo tema.
5ª Aula: Apresentar aos alunos o Conto “O primeiro beijo”  - Clarice Lispector. Roda de conversa sobre o texto. Interpretação oral.
6ª. aula: Ficha comparativa entre os dois textos, na expectativa que os alunos percebam semelhanças e diferenças. Compartilhamento das fichas
7ª. aula:  Em Power Point mostrar a simbologia do beijo, o significado da palavra "beijo", mostrar os beijos clássicos do cinema que ficaram na história. Explanação dos slides.
Debate Oral: "Ficar ou Namorar"? - discutir a futilidade dos relacionamentos, o fim do encantamento, da arte de cortejar. Pesquisa em família: Perguntar ao membro mais velho da família (relato) como era o namoro na época dele, quando acontecia o primeiro beijo.
8ª. aula: Produção escrita de um conto ou crônica narrando o primeiro beijo do próprio aluno ou de um familiar.
9ª. aula: Possibilitar aos alunos a leitura em voz alta de suas produções, incentivando-os, sem obrigá-lo a isso, o aluno que se sentir a vontade apresenta seu texto. Corrigir e solicitar que seja feitas as alterações necessárias.
10ª. aula: Aula: Fazer uma auto-avaliação sobre o que aprendeu com as aulas. Montar um painel com os relatos próprios ou de familiares.. Para finalizar, pedir aos alunos que façam marcas com batom para decorar o painel, todos podem participar meninos e meninas, cada um deve trazer seu batom.

Recursos

  • Cópia impressa da crônica “Meu primeiro beijo” e do conto: “O primeiro beijo”, data show, internet, rádio, computador, jornais e revistas antigas.
  • Crônica: “Meu primeiro beijo” – Antônio Barreto

Clique no link para ler a crônica de Antônio Barreto:

  • Conto: “O primeiro beijo” – Clarice Lispector    
Clique no link para ler o conto de Clarice Lispectot:
  • Música "Beija Eu" - Marisa Monte


  • Foto: "O Beijo" de Alfred Eisenstaedt


Avaliação 
Somativa e Formativa, o professor deve acompanhar a cada etapa do processo o desenvolvimento dos alunos, auxiliando-os a cada passo para que eles atinjam o objetivo esperado. A produção final (o conto ou a crônica) também serão avaliados, contudo a avaliação deve considerar não só o produto final, mas a construção do texto ao longo das aulas.

OFICINA DE LEITURA

Para início de Conversa

1. Observem atentamente a imagem exibida a seguir. 



Ela foi tirada pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt. É uma famosa fotografia que retrata um marinheiro norte-americano beijando uma jovem mulher em um vestido branco na Times Square em 14 de agosto de 1945. 
2. Agora, observem a imagem e escutem a música da Maris Monte "Beija Eu". Escreva no caderno as sensações que você teve olhando e a imagem e escutado a música.

RODA DE CONVERSA

  •  Vocês já deram o primeiro beijo?
  • Como foi a sensação?
  • Gostaram ou não? Por quê?
  • Quem gostaria de contar como aconteceu seu primeiro beijo? (para motivar o professor pode contar como foi o primeiro beijo dele)
  • Vocês eram apaixonados pela pessoa que deram o primeiro beijo?
  • Qual é a importância em estar ou não apaixonado para dar o primeiro beio? Tem diferença ou não?
  • Você acha que o beijo hoje em dia tem o mesmo valor ou importância do beijo na época dos seus avôs? Por quê?


"MEU PRIMEIRO BEIJO" - ANTÔNIO BARRETO

ATIVIDADES
 Leitura silenciosa e compartilhada do texto "Meu Primeiro Beijo" de Antônio Barreto.

Roda de Conversa

  • O texto tem o mesmo tema da imagem e da música apresentadas na última aula? Qual é o tema?
  • Qual é a situação Inicial apresentada no texto?
  • Quem é o narrador da história?
  • A história é comum, ela pode acontecer com qualquer um de nós?
  • Como é a personagem principal? 
  • Ela queria dar o primeiro beijo no "Cultura Inútil"? Por quê
  • Ela gostava do garoto por quem foi beijada pela primeira vez?
  • Ela gostou do beijo?
  • O final te surpreendeu ou não? Quals seria seu final perfeito para a história? 
  • Escreva no caderno o que você achou de mais interessante nesta atividade.



INTERPRETAÇÃO TEXTUAL
Com base nas explicações do professor sobre o Gênero Textual Crônica, em duplas, respondam as questões a seguir sobre o texto "Meu Primeiro Beijo". Façam a releitura do texto.
1) A crônica é um texto curto, fala de acontecimentos comuns, que podem acontecer com qualquer um de nós. O texto "Meu Primeiro Beijo", pode ser considerado uma crônica? Justifique.
2) Como é o personagem principal da crônica, ele é comum? Você de alguma forma se identificou com ele?
3) Qual foi o climax da história, ou seja, em qual momento o leitor se sentiu mais envolvido na história?
4) Como o narrador se sentiu após seu primeiro beijo: feliz, assustado, corajoso? Explique sua opinião e copie um trecho do texto para justificar sua resposta.
5) O desfecho te agradou ou você esperava mais? Justifique.
6) Como você terminaria o texto  "Meu Primeiro Beijo"?

PESQUISA

  • Quais as músicas e/ou filmes vocês pesquisaram que tenham o mesmo tema do texto "Meu Primeiro Beijo?
  • Se identificam com os textos que vocês escolheram? Por quê?


"O PRIMEIRO BEIJO" - CLARICE LISPECTOR

ATIVIDADES.
1. Leitura silenciosa e compartilhada do texto.

RODA DE CONVERSA

  • Qual é a situação inicial apresentada no texto? Escreva-a com suas palavras.
  • Com quem o narrador teve seu primeiro beijo? Como vocês decobriram isso? Encontre e leia a parte do texto dá essa informação?
  • Como ele se sentiu com o primeiro beijo? Quai foram as emoções do narrador?
  • Por que vocês acham que depois do primeiro beijo o narrador se tornara um homem?
  • Qual é a diferença do primeiro beijo do texto de Antônio Barreto com o da Clarice Lispector? O beijo teve a mesma emoção? Por quê?
  • O que os textos tem em comum?
  • Façam um relato no caderno com as informações que você mais interessante e que foram discutidas na Roda de Conversa. Depois, quem quiser pode ler para a turma
  • (Outras questões podem surgir com as ideias expressas pelos alunos)



2. Respondam em duplas as Fichas de Leitura  a seguir com base nos dois textos trabalhados em sala de aula "Meu primeiro beijo" de Antônio Barreto e "O Primeiro Beijo" de Clarice Lispector. Facam um ficha para cada texto.

FICHA DE LEITURA 
Informações Gerais
Título do Texto:
Nome do autor:
Gênero Textual:
Características do Gêneo Textual:

Elementos da Narrativa
Personagens Principais/
Características Físicas e Psicológicas
Tempo da Narração:
Espaço da Narração:
Narrador Observador ou Personagem? Justifique.
Trecho mais marcante:

DEBATE ORAL
TEMA: "FICAR OU NAMORAR"
Sugestões para o debate entre os alunos mediadores de cada grupo.

  • Por que é melhor Ficar?
  • Elenque os pontos positivos.
  • Por que é melhor Namorar?
  • Elenque os pontos positivos.
  • O que os jovens preferem: namorar ou ficar?
  • Quanto à disputa de quem beija mais numa balada. Está postura é natural hoje em dia? Por quê?



PESQUISA/RODA DE CONVERSA
Troque com um colega o relato que você trouxe do menbro mais velho da sua família sobre como era o namoro de antigamente.
Os relatos são parecidos?
O que você achou do namoro de antigamente?´Era muito diferente?

PRODUÇÃO TEXTUAL
Agora é a sua vez de criar uma crônica, lembre-se que seu texto deve:


  •  Ser Curto;
  •  Retratar um fato cotidiano;
  •  Apresentar uma situação Inicial;
  •  De preferência apresentar um climax;
  •  Ter Personagem, Tempo e Espaço (com descrições);
  •  Ter um Narrador observador ou personagem (escolha individual)
  •  Ter um Desfecho.


Não se esqueça do título
Faça um rascunho, peça ao professor para fazer uma primeira leitura e fazer as orientações necessárias.
Passe sua crônica a limpo. Utilize caneta aul ou preta.

Sugestões de Temas:
O primeiro dia na escola
Viagem dos sonhos
O que eu queria ser quando crescer

Autoavaliação da Produção Textual
 1)- Fiz uma narração curta?
2)- Descrevi fatos da vida cotidiana?
3)- Possui personagens comuns?
4)- Segue um tempo cronológico determinado?
5)- Uso a oralidade na escrita e do coloquialismo na fala das personagens?
6)- Uso linguagem simples?
7)- A ideia central está clara?
8)- Houve releitura para encontrar possíveis erros?
9)- Nota-se sequência lógica dos fatos?
10)- O título está em conformidade com a crônica?

AVALIAÇÃO
Lembrem-se dos critérios de avaliação
Ficha de Leitura: 2,0
Atividades de Interpretação: 2,0
Produção Textual: 2,0
Participação da Roda de Conversa: 2,0
Leitura Compartilhada: 2,0


Cursistas Autoras
Elisa da Mata Sobreira Felix Padilha
Fatima Bordinhão
Maíra Bastos dos Santos
Tatiana Cardoso Ferreira

3 comentários:

  1. Essa construção está ótima.detalhes perfeitos, através dessa situação é possível aplicarmos em sala de aula e junto com as novas tecnologias modernas. Parabéns.

    ResponderExcluir