segunda-feira, 17 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem

Meu Primeiro Beijo
Clarice Lispector
 
 
Séries atingidas: 9º ano do Ensino Fundamental
Duração: 6 aulas.
Material Utilizado: Música "Beija Eu" (Marisa Monte), batom, papel kraft, foto "O Beijo" do fotógrafo Alfred Eisenstaedt
 

Atividades:
1ª Aula: Exibir a imagem "O Beijo" em data show e a música da Marisa Monte "Beija Eu". Esperar 10 minutos para que os alunos anotem no caderno uma reflexão da imagem que eles fizeram individualmente e a relacão que eles fizeram com a música
 
foto de alfred eisenstaedt.
 
2ª Aula: Iniciar a aula com a leitura das sensações que os alunos tiveram da imagem e da música exibidas na aula anterior. Leitura do texto "Meu Primeiro Beijo" de Clarice Lispector. Roda de conversa oral sobre as impressões do conto.
 
3ª Aula: Em Power Point mostrar a simbologia do beijo, o significado da palavra "beijo", mostrar os beijos clássicos do cinema que ficaram na história. Explanação dos slides.
Discussão Oral: "Ficar ou Namorar"? - discurtir a futilidade dos relacionamentos, o fim do encantamento, da arte de cortejar. Pesquisa em família: Perguntar ao menbro mais velho da família (relato) como era o namoro na época dele, quando acontecia o primeiro beijo.
Retomada das Figruras de Linguagem: comparar um beijo com outro elemento. Pesquisa: Que figura de linguagem podemos usar? (metáfora).
 
4ª Aula: Recolher os relatos e trocar aleatoriamente entre os alunos. Após a leitura silenciosa dos relatos, perguntar quem quer ler e comentar seu relato. O professor deve mediar os questionamentos
Pesquisa - O que é o beijo técnico, copiar no caderno ou impresso.
 
5ª Aula: Começar com o questionamento: O beijo técnico existe?  Separa a turma para um debate, a pesquisa deve ser utilizada para apoiar as posições a serem defendidas. Dividir a sala em dois grupos e selecionar um aluno de cada equipe para atuar como mediador. 
 
6 Aula: Fazer uma auto-avaliação sobre o que aprendeu com as aulas. Montar um painel com os relatos da família e do beijo técnico. Para finalizar, pedir aos alunos que façam marcas com batom para decorar o painel, todos podem participar meninos e meninas, cada um deve trazer seu batom.
 
Cursistas participantes:
Lídia Tolloto
Márcia de Souza Teixeira
Tatiana Cardoso Ferreira
Valdete Shirlei da Silva
Vitória Cristina Morales

Um comentário:

  1. Eu sinto saudades do meu primeiro beijo e do meu primeiro amor. A marca do primeiro beijo é que fica para sempre.

    ResponderExcluir